sábado, 15 de outubro de 2016

Intercâmbio? #ViajanteSobMedida.




Nova Zelândia, Canadá, Chile. São tantos países que estão na nossa lista que se fossemos parar para escrever...   
Para você que quer fazer intercâmbio a dica é: pesquise muito. Se instrumentalize, converse com seus pais (afinal, quem vai bancar são eles). 

Se você estuda em escola estadual é pouco mais fácil, pois existem diversos projetos que podem te levar para fora!
Pesquisei muito e vi que algumas dúvidas sempre se repetiam, pesquisei mais ainda e hoje vou responder elas para vocês!

#1 Vou perder aula?
Depende. Nos intercâmbios curtinhos, você pode viajar nas férias mesmo. Eles duram, em média, quatro semanas. Porém, há programas estendidos (para quem quer estudar de fato a língua) que duram seis meses ou até um ano. Nesse caso, é bem comum perder o ano, sim. Por isso, a maioria prefere ir após terminar o 3° ano. Assim, você amadurece a ideia do que quer estudar quando voltar e aprende outra língua.

#2 Tenho que fazer prova?
Sim. Para os intercâmbios do tipo high school, em que você vai cursar um ano ou um semestre do ensino médio lá, a agência aplica prova escrita e oral aqui no Brasil ainda. 

#3 O currículo é igual?
"De acordo com as normas do MEC, o estudante pode fazer o programas em instituições de ensino no exterior em quase todos os países, sem perder o ano aqui no Brasil, contanto que passe nas seguintes matérias: inglês, matemática, estudos sociais (história e geografia), ciências e educação física". - Alessandra Brandão, diretora da 2be Study Group.

#4 Quanto dinheiro devo levar?
Por lei, você pode viajar com até US$ 10 mil, mas as agências indicam até US$ 1000, em dinheiro. Para o resto das despesas, use um travel money, uma espécie de cartão pré-pago que pode ser recarregado a distância, pelos seus pais mesmo. 

#5 E se eu ficar doente?
Entre em contato com a agência! O seguro internacional para emergência é um tipo de seguro-saúde, já incluso no pacote, e garante que você seja atendida caso fique doente. Deixa sua família gringa ou colega de quarto por dentro de alergias e medicamentos. 


Espero muito que tenham gostado! Lembrando que esse será um projeto aqui do blog e teremos uma série de posts sobre intercâmbio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário